quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Ex Machina Vol. 6 - Blecaute

Blecaute


Sinopse: Mitchell Hundred tem que lidar nessas edições com um blecaute generalizado que atingiu toda a cidade de Nova York. Contudo, não foi somente a energia que misteriosamente foi cortada, os seus poderes também desapareceram junto.

Comentários: até aqui, Ex Machina tem sido pródiga em apresentar uma infinidade de mistérios, mas muito poucas respostas. Em todos os cinco volumes anteriores, pouquíssimas dicas (pelo menos aparentemente) foi dada ao leitor sobre a origem dos poderes de Hundred, em contraposição aos diversos mistérios que pouco a pouco vão se somando à trama. 

Em particular, o arco Blecaute se destaca quanto a isso. Deixar o leitor curioso, apresentando muitas perguntas e poucas respostas, é marca característica do roteirista Brian K. Vaughan, que já trabalhou com algo semelhante em Y - O Último Homem (a origem da praga que dizimou os homens do mundo é revelada apenas nas edições finais) e até no seriado Lost, onde contribui bastante no roteiro. Dessa vez, testemunhamos uma estranha aparição de um lunático (na falta de explicação melhor) no porto de Nova York que diz ter uma mensagem importante a ser dada ao prefeito Hundred. Seria ele do futuro? Não é dada muitas explicações, nem mesmo ao final da edição.

O que aparece de certo é que Zeller (nome do sujeito) alerta Hundred sobre que algo acabaria com o seu governo: a imigração. Como o leitor, o prefeito não entende nada e não consegue lhe tirar resposta nenhuma antes do sujeito desaparecer. Seria a imigração o acontecimento que fez de 2005 um ano maldito para ele? Qual é o motivo de um acontecimento em Nova York importar tanto a uma pessoa que se diz residir em Nova Zelândia? Enfim, é o jeito K. Vaughan de nos contar história, que faz de seu texto algo tão frustrante quanto viciante.

Ex Machina #26-29
**** (8,5)
DC/Wildstorm | março a agosto de 2007
Panini Comics | março de 2011
Publicado no Brasil em Ex Machina - Vol. 6 - Blecaute
Roteiro: Brian K. Vaughan
Arte: Tony Harris

Nenhum comentário:

Postar um comentário