domingo, 30 de dezembro de 2012

[Review] Jonny Double

Jonny Double é um ex-policial que passou a ganhar a vida como detetive particular. Durante um de seus serviços ele se envolve com um grupo de jovens que propõe a ele participar de um grande assalto a banco. Contudo, o plano parece perfeito demais.

Comentários | Brian Azzarello e Eduardo Risso já é uma das grandes duplas criativas dos quadrinhos. Famosos por serem a dupla criativa de 100 Balas e, mais recentemente, Homem do Espaço, sua parceria teve início de forma explosiva em Jonny Double, honrando a qualidade Vertigo de quadrinhos.

Baseado na série homônima lançada em 1968 por Len Wein e Wolfman Marv, Jonny Double foi o precursor da forma Azzarelo e Risso de contarem histórias. Aqui estão presentes diversos elementos que é possível encontrar nas obras da dupla, como grande violência, linguagem coloquial e desenhos poluídos. Há muito de Jonny Double em 100 Balas e a impressão que a minissérie tenha servido como uma espécie de laboratório para a dupla.

Não por menos que a dupla não parou mais trabalhar juntos. Jonny Double possui uma ótima história e o modo escolhido para contá-la não podia ser melhor. Sem desmerecer a arte de Risso, pode-se dizer que o forte da minissérie é seu roteiro. De ritmo cinematográfico, em nenhum momento a série deixa de prender o leitor. Azzarello nos reserva diversos twists incríveis, deixando a conclusão da história imprevisível. De tom quente e agudos, destaca-se também o trabalho feitos com as cores por Grant Goleash, que o credenciou também a trabalhar no ano seguinte em 100 Balas.

Lançado pela Brainstore em volume único em abril de 2004, Jonny Double recebeu um bom trabalho editorial, contudo sem nenhum extra além de uma breve biografia dos autores.

Jonny Double
**** (8,0)
Vertigo | setembro a dezembro de 1998
Brainstore | abril de 2004
Roteiro: Brian Azzarello
Arte: Eduardo Risso
Cores: Grant Goleash

Nenhum comentário:

Postar um comentário