quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

[Maratona Sandman] Sandman #13

Homens de Boa Fortuna
A Casa das Bonecas - Parte 4

"Mas o que você fez nos últimos cem anos?"

Em 1399, Morfeus encontra em uma taberna homem que diz ser imune a morte. Aqueles propõe então um desafio a este: de se encontrarem naquele mesmo lugar depois de cem anos.

Comentários: interrompendo a sequência da história regular de Sandman, Homens de Boa Fortuna trata-se de uma história, a princípio, independente do arco A Casa das Bonecas. Sua pertinência não podia ser a melhor. Até o momento, as histórias isoladas de Sandman tem apresentado histórias melhores do que principal do arco, vide O Som de Suas Asas e Contos na Areia.

Homens de Boa Fortuna é uma história densa, repleta de referências internas e externas, que requer uma segunda leitura atenta para apreender a maior parte do seu sentido. De início, vemos Morfeus e Morte dentro da taberna entretidos em ouvir as histórias contadas pelos seus frequentadores. A Morte vê aí uma oportunidade do Rei dos Sonhos passar algum tempo entre os humanos e, assim, conhecê-los melhor. Ao conhecer um homem que diz não temer a morte e ser imune a ela, Sandman propõe a ele então um desafio: um encontro naquele mesmo local após cem anos.

A partir daí vemos os encontros acontecerem século após século, de 1399 a 1989. A cada encontro vemos a situação do homem alterada, quase sempre refletindo o espírito da época. Certa vez ele é um respeitado lorde dono de muitas terras, em outra época é um mendigo, acusado de bruxaria. Como a história é ambientada na Inglaterra, é possível vislumbrar, seja no modo de vestir das pessoas ou até mesmo nos assuntos discutidos, o contexto histórico. 

Interessante notar a participação de William Shakespeare, em início de carreira, ainda escrevendo suas primeiras peças. O dramaturgo inglês aparece em um diálogo com Goethe, onde aquele apresenta seus primeiros escritos e, em seguida, é repreendido pelo autor de O Fausto pois o trabalho "deveria ser o último". Também nós conhecemos num desses encontros Johanna Constantine, supostamente ancestral do mago inglês (talvez justificando a origem do interesse de John pelo ocultismo).

No final da trama, num encontro ambientado no momento presente (em 1989), revela-se que a motivação de Morfeus por tais encontros deixou de ser a simples curiosidade sobre os efeitos do tempo na alma humana, para ser um encontro de amigos. Em síntese, o Rei dos Sonhos ganhou um amigo humano. Contudo, deixou-se no ar a indagação sobre qual será a participação desse humano (que no início da história se chamava Hob, mas trocou de nome) na série.

Sandman #13
***** (9,0)
DC Comics | março de 1990
Roteiro: Neil Gaiman
Arte: Michael Zulli
Arte-Final: Steve Parkhouse
Cores: Zylonol


Nenhum comentário:

Postar um comentário