sábado, 26 de janeiro de 2013

[Review] Face Oculta #2 - Bandidos

Cinco anos depois dos eventos mostrados na edição anterior, Ugo Pastore ainda não consegue esquecer do tempo em que esteve na Etiópia. Agora Ugo trabalha de contador em Roma e não mais acompanha seu pai em viagens de negócio. Enquanto voltava de um festa, Ugo sofre um ataque de bandidos e tem sua vida salva por um militar, Conde Vittorio, que havia conhecido naquela manhã. Não demora para que os dois estreitem laços e Vittorio escolha Ugo como seu novo contador.

Comentários | A continuação do mais novo fumetti da Sergio Bonelli Editore a sair no Brasil surpreendeu aqueles que esperavam uma continuação direta do ocorrido na primeira edição. Os acontecimentos de Bandidos ocorre cinco anos depois da partida de Ugo da Etiópia de volta a Roma. Nesse período ele não mais voltou para a colônia, mas todo esse tempo não foi capaz de fazê-lo esquecer do ocorrido por lá. Volta e meia Face Oculta é evocado nos diálogos de Ugo. Isso denota que apesar dos eventos atuais não serem continuação direta, o que foi mostrado na primeira edição terá continuidade.

Em Bandidos, o universo de acontecimentos se expande e dá lugar a eventos aparentemente sem ligação com a edição anterior. Todavia, Giancarlo Manfredi reiteradamente dá dicas durante a trama de que tudo pode estar dentro de uma linha de continuidade única. Essa característica não deixa de ser interessante pois, adicionando novos personagens e cenários na trama, demonstra o esforço de Manfredi de construir uma trama mais completa e bem acabada. Por enquanto, não parece que se trata de uma mera "encheção de linguiça" ou nada do tipo. Aos poucos, o núcleo da Etiópia vai sendo retomado, culminando na misteriosa cena final.

Face Oculta mantém a boa qualidade da edição anterior, apesar da edição terminar inconclusa. A despeito do esforço de manter a história de Os Saqueadores do Deserto recente, a aparente descontinuidade não contribuiu num primeiro momento com a trama, apesar de que uma visão do todo ao final da série possa alterar essa percepção. 

Nessa edição a arte ficou por conta de Massimo Rotundo (que é também capista da série inteira), que manteve a boa qualidade mostrada por Goran Parlov em Os Saqueadores do Deserto. A opção da Panini de lançar a obra no formato original (16 x 21 cm), mais larga que o usual, foi ótima para preservar a integridade da arte. 

Face Oculta #2 - Bandidos
Volto Nascosto #2 - Briganti
**** (7,5)
Sergio Bonelli Editore | novembro de 2007
Panini Comics | dezembro de 2012
Roteiro: Giancarlo Manfredi
Arte: Massimo Rotundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário