terça-feira, 1 de janeiro de 2013

[Maratona Sandman] Sandman #15

Noite Adentro
A Casa das Bonecas - Parte 6

"Por toda a cidade, os sonhos começam a se unir e se integrar e, ao fazer isso, mudam os sonhadores para sempre."

O estado de Jed depois de ser resgatado de Coríntio não está nada bem. Rose está sozinha e profundamente preocupada com o estado do irmão. Atento ao estado dela está Morfeus, que teme pela situação da garota e sua influência sobre o Reino  dos Sonhos.

Comentários: os misteriosos eventos iniciais de A Casa das Bonecas, que deixaram o leitor curioso sobre o que consistiria ser o vórtice do Reino do Sonhos, manifestada na pessoa de Rose, começou finalmente a ser respondida. Abalada pelo delicado estado de saúde de seu irmão, Rose passa a revelar o porquê dela ser ameaça para Sandman e para todo o seu reino onírico.

Sua presença consiste em uma espécie de buraco negro para os sonhos, que quebra a fina barreira que separa os sonhos das pessoas e impede que eles vivam um grande sonho coletivo. Sandman está bem atento a isso e pretende dar cabo a essa situação. O grande gancho da edição se encontra na descoberta do modo como isso vai se dar. Para Gilbert, que se revelou com um sonho em forma de homem, somente com a morte de Rose o vórtice pode ser extinto.

A conclusão do arco fica assim para edição seguinte, mas independentemente do resultado final do arco, pode-se dizer que A Casa das Bonecas apesar da melhora nos últimos três números, não chegou a superar o Prelúdios e Noturnos. Por outro lado, é muito claro que há muito espaço para o crescimento da revista em qualidade. O próprio Neil Gaiman hoje reconhece que nessas primeiras edições ele ainda estava buscando o tom ideal, uma identidade que somente veio somente após várias edições.

Lógico que tais considerações sobre a qualidade abaixo do esperado em Sandman somente cabe se levarmos em conta a enorme expectativa de tudo aquilo relacionado a série. Comparado com outras revistas (principalmente comics americanos), Sandman desde o início revela a sua absoluta soberania em qualidade.

Sandman #15
**** (8,0)
DC Comics | maio de 1990
Roteiro: Neil Gaiman
Arte: Mike Drigenberg e Malcolm Jones III
Cores: Zylonol

Nenhum comentário:

Postar um comentário