segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

[Maratona Sandman] Sandman #18

Um Sonho de Mil Gatos
Terra dos Sonhos - Parte 2

"Sonhos! Os sonhos moldam o mundo."

Nessa história descobrimos que o reino dos Sonhos também é acessível ao animais. Aqui acompanhamos a saga de uma gata em encontrar por aquele que pode lhe explicar o sentido da vida.

Comentários | Nessa edição Gaiman coloca de lado os humanos e concentra sua trama nos gatos. O autor é um apreciador confesso de gatos e sempre quis escrever uma história com eles. De fato, o animal incorpora tudo aquilo que vemos no universo de Sandman: o mistério e enigma.

No início, acompanhamos diversos gatos se reunindo em volta de uma gata mais velha que anuncia ter uma história importante para contar. Trata-se de sua experiência de perder toda a sua ninhada por causa de seus donos, que não quiseram criá-los. Cheia de remorso e angústia ela passa a tentar compreender o porquê dos gatos viverem tão sujeitos a vontade dos homens, sem vontade própria. Vai até, inclusive ao Reino dos Sonhos encontrar uma versão de Morfeus em forma de gato para obter respostas as suas angústias.

É nesse ponto que a trama se inter-relaciona com o universo da série. Morfeus incute a ideia de que o mundo é moldado conforme os sonhos dos serem que nela vivem. Isso serve para os homens e para os gatos. O mundo é o reflexo de nossos sonhos, não de um sonho isolado, mas do anseio geral dos seres vivos.

Uma história fechada e rápida, trazendo um ponto de vista interessante sobre os sonhos. Pode ser lida tranquilamente por qualquer um, não precisando de conhecimentos prévios sobre a série. Recomendado principalmente para os apaixonados de gatos.

Sandman #18
**** (8,5)
DC Comics | agosto de 1990
Roteiro: Neil Gaiman
Arte: Kelley Jones
Arte-Final: Malcolm Jones III
Cores: Daniel Vozzo

Nenhum comentário:

Postar um comentário