segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

[Maratona Sandman] Sandman #20

Fachada
Terra dos Sonhos - Parte 4

"Para algumas pessoas, a morte é uma libertação. Pra outras, uma abominação, uma coisa terrível. Mas, no fim, eu chego para todos."

Rainie é a Moça-Elemento, uma mulher solitária e cercada de medos. Desde o terrível acidente durante o trabalho, ela ficou alterada fisicamente, vivendo com apenas um único desejo: morrer; pois desde então pode de assumir a forma de qualquer elemento da natureza, dificultando, e muito, seu objetivo. 

Comentários | Quarta e última parte do arco Terra dos Sonhos, Fachada nos apresenta uma ótima história e um acontecimento peculiar que a diferencia de todas as edições anteriores: aqui não há aparição de Morfeus. Pelo menos não em sua faceta antropomórfica.

Em compensação há a aparição sempre marcante da Morte, o personagem mais cativante da série. Ela vem para travar um dos diálogos mais interessantes da série até agora. A Morte é simpática e compassiva, e a forma espirituosa que encara a vida sempre enriquece as tramas de que participa.

Não é somente pela participação da personagem que a edição se destaca. A introdução da edição nos reserva um monólogo intenso e muito bem escrito por Gaiman: "Gosto de fumar cigarros. É algo que pessoas normais fazem. Eu fumo um cigarro e finjo que sou normal. E desejo estar morta." É quase um soco no estômago do leitor logo nos primeiros quadros. Sensacional! A história só cresce a partir daí, quando passamos a conhecer melhor o drama que aflige Rainie.

Dessa forma, então, que Terra dos Sonhos é encerrada. Considero esse arco o grande salto de qualidade da série, apresentando histórias que dificilmente sairão da cabeça dos seus leitores.

Sandman #20
***** (9,5)
DC Comics | outubro de 1990
Roteiro: Neil Gaiman
Arte: Colleen Doran
Arte-Final: Malcolm Jones III
Cores: Steve Orliff

Nenhum comentário:

Postar um comentário