sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

[Review] Monster - Volume 4 | Naoki Urasawa

Em Frankfurt, Nina se infiltra em uma organização de extrema-direita para matar seu irmão-gêmeo, Johan. Na mesma cidade, escondido em um bairro turco, Tenma aguarda antes de realizar o seu próximo passo. Um golpe do acaso pode fazer com que seus caminhos se cruzem.

Comentários | O ritmo tenso não deixa de fazer parte da trama de Monster em nenhum momento. A caçada de Nina e Tenma atrás de Johan ganha contornos mais angustiantes a medida que se descobre as origens e no tipo de coisa em que anda envolvido. Nesse volume, descobrimos o plano de algumas células neonazistas de transformar em Johan o seu novo líder. Contudo, as ações do misterioso vilão da série vão no sentido de desprezar a tudo e a todos. É impossível saber ao certo o que Johan pretende fazer. A sua figura é cercada de muito mistério, seu rosto atual, inclusive, ainda nem foi revelado. Em diversos momentos parece que Tenma está em busca de um fantasma, em que todos falam a respeito, mas pouco foi visto.



A história começa de um ponto distinto de onde se encerra o volume anterior. O leitor se reencontra com Nina, irmã de Johan e que também está em procurando fazer o acerto de contas com ele. Tenma, continua seguindo suas pistas e todas elas o levaram para Frankfurt. A partir de então, o caminho de ambos se encontram. A maior parte da ação se foca nos esforços de uma célula de neonazistas em fazer de Johan o seu novo líder e tentar eliminar a resistência imposta pela dupla.

Monster continua muito bem, apesar de estender mais em certas tramas secundárias pode prejudicar o fôlego da série. A expectativa é que nos próximos volumes, Johan se envolva mais na história e ela cresça em qualidade.

Naoki Urasawa continua dando mostras de que domina como poucos a narrativa gráfica. Ambientar a série na Alemanha é um desafio a mais para o autor, que precisa conciliar detalhes políticos incomuns de serem abordados nos quadrinhos, com a história em si. O ritmo cinematográfico ajuda a prender o leitor e os novos personagens secundários, como o garoto Dieter e o golpista Heckel, funcionaram muito bem.

Por fim, fechando a edição em grande estilo, a exemplo do volume anterior, há um capítulo que o rompe o liame dos acontecimentos principais do volume e investe em uma trama, na falta de palavra melhor, "mais fechada". Nele descobrimos o que Nina vinha fazendo antes de se lanças a procura de Johan. Ela começou a trabalhar de garçonete do restaurante de um antigo assassino profissional, ansiando para que ele a fizesse como discípula. A história é conduzida com bastante leveza e engenhosidade, de forma a somente revelar as reais intenções de Nina somente nos quadros finais. Um capítulo singular mas que parece que influenciará eventos futuros na série.

Monster - Volume 4
**** (7,0)
Shokagugan | 1995
Panini | dezembro de 2012
Roteiro e Arte: Naoki Urasawa

Nenhum comentário:

Postar um comentário