sexta-feira, 15 de março de 2013

O Mercado Lá Fora - Fevereiro de 2013
















A mais nova coluna do Dimensão Nona Arte vai passar a trazer mensalmente uma super análise do mercado americano de quadrinhos. Você vai poder com essa coluna a acompanhar como sua série preferida está se saindo no principal mercado de quadrinhos do mundo, dando uma boa noção sobre suas perspectivas para o futuro. Atualmente, nenhum título está a salvo de cancelamentos e de mudanças em sua equipe criativa, e os números das vendas é um dos principais fatores observados pelas editores para definir o seu futuro. Sagas são criadas e universos são reiniciados tentando alavancar os números das vendas, por isso é importante e interessante acompanhar O Mercado Lá Fora.

O vencedor do mês em número de revistas vendidas foi Justice League of America #1 da DC. O mais novo título da Liga, roteirizada por Geoff Johns e David Finch, angariou o primeiro lugar do ranking ao vender, segundo a Diamond Comic Distributors, impressionantes 307.734 unidades. Observado o top 10 de vendas das revistas mensais a DC emplacou 4 títulos enquanto a Marvel colocou 6. No top 30, o placar ficou 17 x 12 para a Marvel contra a DC.

A seguir, então, a tabela com as 30 primeiras posições, segundo o número de unidades vendidas. O número entre aspas corresponde a posição alcançada pela revista na edição anterior.






























A seguir, apresentaremos os números outras edições que ficaram em posições inferiores, mas são títulos importantes ou familiares ao público brasileiro, como Unwritten (O Inescrito, por aqui):













* O número entre aspas corresponde a posição do título na edição anterior.
** Esses números são de revistas quinzenais, portanto a evolução é de acordo, não com a edição anterior, mas a antepenúltima. Desse modo, a primeira revista lançada no mês não é comparada com o segundo lançamento do mês passado, o que poderia maquiar o número, ao passo que a segunda teve menos dias pra vender no mês.
*** Revista quinzenal, cuja primeira edição de estréia foi lançada no mesmo mês. 

Nas edições especiais ou de luxo, o primeiro lugar do ranking de vendas foi o mais novo spin-off de A Liga Extraordinária: Nemo: Heart of Ice, de Alan Morre e Kevin O'Neill, lançado pela Top Shelf. Os número angariados pelo álbum foram ótimos, superando as vendas do primeiro lugar de janeiro: Fables Vol. 18 Cubs In Toyland. Confira a tabela a seguir:



Dentre as editoras, na clássica disputa, Marvel leva novamente a melhor sobre a DC, tanto na receita quanto nas unidades vendidas. Contudo, o lançamento de Justice League of America tenha ajudado a DC a levar a melhor na evolução da receita. Nas editoras menores, a IDW alcança pela primeira vez uma participação na receita superior a 7%. Um grande feito para a editora. Maiores dados na tabela abaixo:


Olhando para todos esses dados, podemos fazer algumas considerações sobre quem saiu ganhando e perdendo com os números do mês de fevereiro

>> Sobe 

> Justice League of America - A revista superou as vendas do lançamento de Superior Spider Man no mês passado.
> Batman Incorporated - O "fator Damian" alavancou as vendas da revista em uma mês onde a maioria dos títulos tiveram queda. A expectativa é que os números, no mínimo, se mantenham.
> Nemo: Heart of Ice - A mais nova obra de Alan Moore e Kevin O'Neill reverteu a tendência de queda nas vendas do mês de fevereiro e alcançou números superiores a média do período e do primeiro colocado do mês passado.
> IDW - A editora superou pela primeira venda os 7% de participação total nas receitas do mês, graças a títulos como My Little Pony Twilight Sparkle #1 (62º no ranking com 34.435 unidades vendidas) e G.I. Joe #1 (116º no ranking com 17,553 unidades vendidas).

>> Desce

> Superior Spider Man - São comuns as quedas nas vendas de grandes lançamentos após o primeiro número, mas a queda de quase 46% do título no período de um mês é algo a ser notar. Mas os números de Superior ainda são maiores que os de Amazing Spider Man (que vendia em média 60.000 unidades por mês).
> Savage Wolverine - Outro título que também teve uma grande queda nas vendas após o primeiro número. Da sexta posição, caiu para a 23ª. Uma involução de cerca de 43% nas vendas.
> Action Comics - Trata-se de um título que vem seus números de vendas sendo corroídos mês a mês, pra efeito de comparação a seis meses atrás ele estava na décima primeira posição, vendendo 71,203 unidades. A queda durante esse período foi de 19,68%. Não corre risco de cancelamento, mas é uma pressão a mais sobre a equipe criativa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário