terça-feira, 12 de março de 2013

[Review] Hellblazer: RSVP - Favor Confirmar Sua Presença

Publicado no Brasil na Vertigo #37-38

Depois dos chocantes eventos que concluíram o arco anterior, que culminaram na morte de sua irmã Cheryl, Constantine cai em desgraça e não encontra apoio em lugar algum, nem mesmo de Chas, amigo de longa data. É em meio a esse inferno astral que ele é convidado a abrir um encontro de magos e feiticeiros.

Comentários | Chega ao fim no Brasil a fase de Mike Carey a frente de Hellblazer com um atraso de seis anos em relação à publicação americana. Foi através da mensal da Vertigo que o feito inédito de publicar ininterruptamente uma fase da amaldiçoada revista se concretizou. Carey chegou ao título na edição 175 substituindo Brian Azzarello com a responsabilidade de resgatar a identidade do personagem, dado que a passagem de seu antecessor se deu com muitas polêmicas e acusações de desvirtuamento do personagem.


Acompanhar a publicação de RSVP - Favor Confirmar Sua Presença significou talvez o auge dessa fase, que não começou muito bem, mas aos poucos foi trazendo boas histórias, ousando nas soluções e na expansão da rica mitologia do personagem. Carey se estabanou na hora de chegar, mas não poderia deixar o título de melhor maneira. E não se pode acusar que ele não tenha expandido e ousado com a mitologia do personagem. Ele não se furtou de abordar temas espinhosos e de trabalhar com o elenco secundário da série de forma sistemática e planejada.

O auge de sua fase foi durante o arco Na Terra Para Onde Vão os Mortos que, apesar de um epílogo um tanto frustrante, honrou muito bem o histórico da série e de quebra, mexeu definitivamente com sua mitologia, ao matar a irmã de Constantine, Cheryl, personagem frequente desde as origens.

Poderia se considerar que esse arco foi a última cartada de Carey no sentido de fazer algo relevante à frente do título. Porém, RSVP surpreendeu positivamente e mexeu com as bases sobre as quais se sustentam a série. A história se inicia da mesma forma que muitas outras: apresentado um Constantine amargurado consigo mesmo. O rastro de mortes que ele traz consigo, afetando principalmente pessoas a ele próximas, novamente o joga na lona e o faz repensar a forma como ele leva a vida.

É em meio a esse inferno astral que ele é convidado a abrir um encontro de magos e feiticeiros, no qual ele é tratado como quase um popstar. Depois de muita insistência ele aceita o convite, mas não sem antes preparar algo adequado para ocasião. Tudo vira então um pretexto para Constantine pôr a casa abaixo e reconstruir o seu futuro.

A cena final da edição 214 é simbolicamente poderosa. Depois da mal-sucedida tentativa de conciliação com Chas, Constantine decide mudar de rumos e, literalmente, tacar fogo no seu passado. Foi uma marcante de Mike Carey se despedir da série (ele retornou à série apenas por um edição no número 229, que, inclusive, foi também publicada na Vertigo 39).















































A partir da edição 216 quem assumiu os roteiros de Hellblazer foi Denise Mina (romancista em experiência inédita nos quadrinhos) acompanha pela arte de Leonardo Manco, que continuou com a saída de Carey.


Hellblazer: RVSP - Favor Confirmar Sua Presença
Hellblazer #214-215
**** (8,0)
Vertigo | janeiro e fevereiro de 2006
Panini | janeiro e fevereiro de 2013
Roteiro: Mike Carey
Arte: Leonardo Manco

Nenhum comentário:

Postar um comentário