sexta-feira, 22 de março de 2013

[Review] Monster: Volume 5 - After the Carnival

"Olhe para mim! Olhe para mim! Veja como ficou grande o monstro dentro de mim!” Para tentar decifrar a misteriosa mensagem deixada por Johan, Tenma visita um velho amigo de faculdade que se tornou um famoso psicólogo criminalista. Porém, a policia aperta cada vez mais o cerco contra o médico.

Comentários | E continua o mistério... Como ressaltado na resenha da edição anterior, continuamos sem saber (e por um bom tempo ficaremos assim) como Johan realmente é. Apesar desse constante ocultamento, ele é o mote para todas ações da série. Todos o procuram e pelos mais variados motivos. Naoki Urasawa continua sendo bastante habilidoso em alimentar esse mistério, pois mesmo sem dar as caras, tudo gira em volta de Johan, quase tudo é feito em seu nome ou contra ele, alimentando um caos absurdo sem sequer sua presença física. Isso só faz alimentar o mito desse gênio do mal que, ainda que a distância, é o autor intelectual de praticamente todos os tramas apresentadas.



Como tudo que cerca Johan é misterioso e desconhecido, coube a Tenma a investigar qualquer ocorrência que eventualmente possa ter relação com ele. Foi tentando achar qualquer pista a respeito que Tenma procurou seu antigo colega de faculdade para que ele auxilie na interpretação de algumas cartas escritas por Johan. Logo sabemos que a relação entre os dois não era nada próxima e bastante competitiva, principalmente da parte do médico psiquiatra.

Enquanto somos introduzidos nessa trama, Urasawa mostra também a rotina de trabalho do psiquiatra com criminosos serial-killers. Vem de forma natural, portanto, as discussões sobre sociopatia e criminalidade que permeiam a trama. Por isso, fica bastante crível a ligação entre um de seus pacientes com Johan, o que ajuda a passar a acreditar na versão dos fatos de Tenma, que ainda é perseguido pela polícia.

A edição ainda conta com a seqüência talvez mais bem desenvolvida da serie até agora, que é a passagem em que Nina localiza um dos algozes de seus pais, mas que inesperadamente se vê obrigada a salvá-lo ao perceber que o guarda-costa dele está a serviço de Johan. Capítulo por capítulo a ação se mantém numa incrível crescente, transmitindo com eficácia ao leitor a tensão existente entre os personagens.

Acompanhar Monster é obrigatório para qualquer um que prezar por um ótimo roteiro e de mangás de qualidade diferenciada e de temática adulta. A série vale por cada centavo pago pelas revistas.


Monster: Volume 5 - After the Carnival
***** (9,0)
Planet Mangá | fevereiro de 2013
Roteiro e Arte: Naoki Urasawa

Nenhum comentário:

Postar um comentário